quarta-feira, 15 de maio de 2013

Sessão, cessão ou seção?? Leia este post e para nunca mais se confundir na hora de escrever.



Eu não sei vocês, mas eu SEMPRE me confundia com o uso dessas palavras… até que criei uma forma de lembrar sempre qual é qual. Vou mostrar!!


Sessão- Significa intervalo de tempo de duração de algo. Pode ser uma reunião, cinema…

EX: Assistiu à sessão da Câmara.

EX2: A sessão de cinema começa às 14 horas.

EX3: A modelo foi para a sessão de fotos.

COMO EU FAZIA PARA LEMBRAR:

O uso mais comum dessa palavra no nosso dia a dia é “sessão de cinema”. Das três formas de escrever esta palavra, sessão é a única que escrevemos com tudo S.
“S” é a inicial do famoso diretor de cinema Steven Spielberg. Lembrando desta relação, eu nunca fico na dúvida na hora de escrever.




Cessão- Vem do ato de CEDER.

EX: Ocorreu a cessão dos direitos autorais.

EX2: A cessão das terras por parte do fazendeiro permitiu a construção de um enorme parque.

COMO EU FAZIA PARA LEMBRAR:

Cessão, escrita desta forma é a única que começa com “C”. “C” é a inicial de CEDER.



Seção- Significa divisão, repartição.

EX: Seção eleitoral
EX2: Seção de eletrônicos numa loja de departamentos, ou seção de vegetais no supermercado.


COMO EU FAZIA PARA LEMBRAR:

O uso mais comum dessa palavra no nosso dia a dia é seção de supermercado. Maçã é algo que compramos no supermercado. “Seção” é a única que se escreve com “Ç”. E maçã també se escreve com “Ç”.




Eu sei que estas dicas não se tratam de regras gramaticais. Mas às vezes são muito úteis!! Espero ter ajudado : )

4 comentários:

  1. Olá Larissa você já recebeu meu e-mail? Passei para o word como você pediu.

    ResponderExcluir
  2. A da Eutanásia?? Eu já te mandei a correção e tudo : ) Ou tem uma nova? Me avisa. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Já vi e já mandei!! : ) Acabei de fazer a correção!! Você teve umas "sacadas" MUITO legais no texto!! Qualquer dúvida pode falar.

    ResponderExcluir
  4. APOSTILA PRÉ ENEM ATUALIZADA 2013. NÃO PERCA A OPORTUNIDADE!!! SOMENTE R$13,00 PDF E R$34.00 VIDEOAULA FRETE GRÁTIS BRASIL.

    ENVIO VIA EMAIL -------PAGAMENTO VIA MERCADO LIVRE #VOCÊ SÓ LIBERA O PAGAMENTO DEPOIS QUE RECEBE O PRODUTO#

    ACESSE: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-486847112-enem-digital-livro-pre-enem-positivo-frete-gratis-_JM

    ResponderExcluir