sexta-feira, 22 de março de 2013

Miojo e Polêmicas


Saudações leitores do RED!! Bem, temos recebido MUITOS emails indignados sobre o estudante que escreveu uma receita de Miojo na redação do ENEM (http://br.noticias.yahoo.com/caso-estudante-usou-receita-miojo-reda%C3%A7%C3%A3o-enem-vira-144521965.html) . Recebemos comentários do tipo: "COMO ASSIM ELE NÃO TIROU ZERO??", "ISSO NÃO SERIA FUGA DO TEMA (OU SEJA, ZERO NA REDAÇÃO?" ou pior ainda... "VOU ESCREVER UMA RECEITA DE BOLO NA MINHA!!"... Tá... Primeiro de tudo... Não acho que escrever qualquer receita na redação seja uma boa ideia. Segundo: ao mesmo tempo que achei original o que esse estudante fez eu também achei meio ridículo. Não podemos exigir que a nossa nação comece a levar a educação a sério se nem tratamos com a devida seriedade uma etapa tão importante da nossa vida acadêmica que é o vestibular. O objetivo desse post, no entanto, é mostrar o porquê deste texto não ter levado o ZERO. Com vocês, mais um artigo de opinião da nossa querida Marlise Machado!! 



Miojo e Polêmicas

Sabemos que a correção do ENEM nem sempre é satisfatória e confiável. Liminares na justiça, processos para interditar as inscrições... tudo bem, isso é fato. No entanto, quero “defender” o corretor (a) da redação que despertou tanta polêmica nas redes sociais recentemente: aquela em que o candidato (a), no penúltimo parágrafo, escreve uma receita de “miojo” para deixar o texto menos cansativo. É obvio que o aluno queria “causar”, e conseguiu. Sua nota foi 560 pontos, para muitos ele deveria ter tirado ZERO, mas vou dizer por que ele não conseguiu esse feito.
- Não houve fuga TOTAL, eu disse TOTAL do tema. Mesmo que tenha brincado no meio do texto, o candidato entrou na temática solicitada “Imigração no Brasil do século XXI”.
- Ninguém feriu os direitos humanos, nem usou palavras ofensivas.
- O gênero textual solicitado, dissertativo argumentativo, foi escrito. Ele não fez uma narrativa ou uma carta, portanto atendeu a proposta.

Eu sei que é revoltante ver uma redação dessas tirar mais da metade da nota, mas as regras são claras quanto à anulação. E nesse caso, não há nenhuma razão para isso. Menos sensacionalismo e mais seriedade com o que realmente interessa.

2 comentários:

  1. Em termos de sarcasmo merecia 1000 rsrs...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Larissa
    Tudo bem?
    Sou repórter da editoria de educação do site da revista Veja e acabei de ver aqui no G1 que você foi aprovada em Harvard. Parabéns!!!
    Gostaria muito de conversar com você isso, saber como foi o processo de admissão, como está se sentindo e suas expectativas. Como foi uma das ganhadores dos Jovens Inspiradores, acho que é ainda mais legal noticiarmos esse feito. 
    Você pode me passar seu contato telefônico, por favor?
    Queria falar contigo o quanto antes. Manei a mesma msg por e-mail e Facebook e estou tentando por aqui também.
    Obrigada
    Abs,
    Lecticia Maggi Silveira
    lecticia.silveira@abril.com.br

    ResponderExcluir