segunda-feira, 11 de março de 2013

O que o Enem quer dizer com intervenção? Como devo solucionar o problema proposto pelo exame?

Oi Pessoal!! Hoje vamos falar de algo que vem assombrando os alunos ou pelo menos deixando estes com muita dúvida na hora de escrever o texto. Vamos falar da quinta competência avaliada pela prova do Enem que é: "Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais".  No texto abaixo, a nossa genial Marlise Machado vai discutir essa questão. Vamos nos dedicar a este problema essa semana!! Qualquer dúvida pode postar nos comentários.

 

Mas que raio de intervenção é essa?
Por Marlise Machado

Gente, desculpem-me o “raio” no título desse texto, mas é essa a pergunta que eu tenho ouvido nas minhas aulas. O que é, para que serve e onde escrever a intervenção?
Bem, vamos por partes. Existem alguns tipos de temas que podem ser explorados em provas de redação:
Temas polêmicos, com prós e contras, não costumam aparecer nas provas do ENEM, já que podem abrir uma discussão muito profunda e as opiniões podem ferir os direitos humanos (maior crime na redação junto com a fuga total do tema).
Temas subjetivos, aqueles que o pessoal pode “viajar” mais, pois nos abrem um leque de possibilidades. O ENEM aborda bastante os temas desse tipo, mas sempre trazendo para o cotidiano e realidade atual. Quem gosta muito de explorar essa temática é a banca da FUVEST.
Temas problema, aí é que me refiro! A prova do ENEM é craque em pedir esse tipo de abordagem, por motivos bem simples: saber se o candidato consegue sair do senso comum, se sabe conduzir sua linha de raciocínio pela razão, não pela emoção e etc.
Mas, claro, para todo problema há uma solução, e essa solução deve aparecer na conclusão (último parágrafo do texto). É essa a intervenção que a banca espera. Mas veja bem, a ideia deve ser simples, plausível, que possa ser posta em prática na vida real. Não é necessário pensar em algo que ninguém nunca pensou, nem propor planos para conquistar o mundo. Propostas simples e sérias mostram que o escritor é alguém informado e que lê bastante.
Mais uma coisa: tire da cabeça a ideia equivocada de que “se eu falar mal do governo, eles vão me descontar nota”, ou “preciso falar bem do PT para conseguir boa nota” (citei o PT, pois é o partido da situação). Escreva uma intervenção sincera, simples e focada no tema. Assim não haverá erro. Certo?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário