sexta-feira, 11 de maio de 2012

Como escolher o título da redação no Enem?

Oi gente!! Larissa aqui. Essa semana, a nossa convidada é a professora Marlise Machado!! Ela foi minha professora de redação no Ensino Médio e uma das grandes responsáveis pelo meu resultado no ENEM. Aqui ela vai falar sobre a importância do TÍTULO no texto. Aproveitem!! E lembrem que quem tiver perguntas para a Marlise pode postar nos comentários. : )







Do título ao argumento

Se você começou a ler esse artigo, mesmo sabendo que deve estudar milhões de conteúdos para diferentes provas, é porque alguma coisa lhe chamou a atenção.  Sabe o que foi? O título. Tão importante quanto os argumentos, o título é um tipo de convite para que o leitor queira se interar de suas ideias. Sempre digo para meus alunos que a redação do ENEM deve sim ter um título, independente de ser pedido na prova.
Mas como escolher algo atraente?  Para isso, é preciso treinar antes e ter uma boa bagagem de leitura. Gosto quando o aluno tem criatividade e escreve algo bem inusitado (eu disse inusitado, não ridículo), mas se faltar imaginação há duas soluções para não arriscar: a primeira é escolher um título sem sal, que bata ou quase bata com o tema, previsível e, portanto, sem relevância para aumentar sua nota. A segunda é escolher o nome, ou uma expressão bem conhecida de uma música (que tenha a ver com o tema e com o texto). Pode ser também o título de um clássico da literatura ou uma frase célebre, mas curta, que caiba em uma linha no máximo.
Assim, seu texto já começará impressionando e pode servir de apoio aos seus argumentos que aparecerão mais adiante.  #ficaadica!
Aproveitem bem o blog!

Prof.ª Marlise Machado (colaboradora do RED)

Um comentário:

  1. O título é o "cartão de visita do seu texto", ou seja, um título interessante vai criar uma expectativa boa no professor que vai corrigir a sua redação. E mesmo que não fique tão brilhante, é uma forma convidativa de indicar sobre o que você vai falar no texto!! Fiquem atentos pois o Tema 2 será proposto essa semana! E para quem está me perguntando qual foi o meu título no Enem 2011, a resposta é: "Coração de Silício".

    ResponderExcluir